terça-feira, 16 de junho de 2015


E.E.B. PROFº ARNO HÜBBE 

 Endereço: Avenida Expedicionário José Pedro Coelho, 2585.
                   88704-530 – Revoredo – Tubarão – Santa Catarina


            No ano de 1962 a escola chamava-se Escola Isolada Fazenda Revoredo e situava-se na Avenida Getúlio Vargas (próxima do Loteamento Paulinho May) e atendia alunos de 1ª a 4ª série.
            Anos mais tarde, mudou-se para duas casas nas proximidades da ponte do Capivari (Abisina ou Vila Rodrigues). Nesta mesma região a Eletrosul fez a doação de um terreno onde foi construído um novo prédio, passando a escola chamar-se “Escola Reunida Professor Arno Hübbe”.
             Com a enchente de 1974, a escola foi praticamente toda destruída sendo necessário mudar-se pelo período de cinco anos para o Mercado Público do Bairro Capivari.
             Após esta catástrofe, foi comprado outro terreno e construído novo prédio no endereço atual.
             Em 1978 já funcionando normalmente de 1ª a 4ª série, foi encaminhado um processo solicitando a implantação de 5ª à 8ª série do 1º Grau. O processo foi organizado com base no Decreto 133/74 tendo parecer favorável à implantação gradativa em 24 de março de 1979. Denominando-se então, Escola Básica Professor Arno Hübbe.
No ano de 1988 o Curso Intensivo Márcio Luiz Ghisi, através de seu Diretor, solicitou à GEECT o espaço físico desta unidade escolar no período noturno por aproximadamente dois meses que era o que rezava no contrato legal, mas não foi o que aconteceu, pois permaneceram na escola de 1988 até 1995.
 Durante estes sete anos de forçada permanência na escola eles muito contribuíram para difamá-la, pois os alunos que estudavam no período noturno tinham sérios problemas de comportamento depredando o prédio e demonstrando pouco interesse no processo de aprendizagem.
            No dia 09 de novembro de 1995 ficou determinado judicialmente o Interdito Proibitório nº. 399/91 e Agravo de Instrumento nº. 055/92, que o Curso Intensivo Márcio Luiz Ghisi deveria desocupar o prédio da referida U.E. na qual funcionou até 20/12/1995.

Memorial Biográfico do Professor Arno Hübbe
                
            Arno Waldemar Johanes Hübbe, brasileiro, viúvo, nasceu em Araranguá – SC em 01/10/1906 e faleceu no dia 04/10/02 em Tubarão.  Filho de Johanes Hübbe e Olga Berendt Hübbe, foi casado com Iraci Julieta de Albuquerque Hübbe, teve 04 filhos: Arno Francisco de Albuquerque Hübbe (falecido), Curt Berendt de Albuquerque Hübbe, Marly Terezinha de Albuquerque Hübbe e César Augusto de Albuquerque Hübbe. Sua trajetória:
      cursou o primário em Florianópolis no Grupo Escolar Silveira de Souza (1920);
      fez o curso complementar em Florianópolis no Grupo Escolar Lauro Müller (1923);
      completou o curso normal no Grupo Escolar Lauro Müller (1926);
      de 1927 a 1934 foi Rádio Telegrafista em Lages – SC;
      foi Diretor do Grupo Escolar Wenceslau Bueno em Palhoça – SC (1934);
      foi Diretor do Grupo Escolar Francisco Tolentino em Florianópolis – SC (1935);
      diretor no Grupo Arcipreste Paiva em Curitibanos – SC (1936 a 1940);
      diretor do Grupo Escolar Orácio Nunes em Valões – SC (1941)
      Diretor do Grupo Escolar Gerônimo Coelho em Laguna – SC (1942 a 1951);
      de 1951 a 1960 foi Inspetor Escolar de Educação em Tubarão;
      foi professor da Escola Normal São José;
      de 1961 a 1967 foi Delegado de Ensino em Tubarão, ano em que se aposentou.

1.2 Caracterização da Comunidade Escolar
 Antes de se chamar Revoredo, o bairro era chamado de Vila Tabajara, cujos primeiros moradores foram os senhores João Sarrafo, Pedro Joca, João Nunes, Argílio Gonçalves, Dona Lorena, Amália Cesário Felipe, que contribuíram muito para o desenvolvimento do mesmo.
           Atualmente, o bairro possui de 4 a 5 mil moradores, os quais vivem de pequenas produções, de empregos no comércio em geral. São pessoas em sua maioria religiosas, havendo vários adeptos de outras religiões, mas a predominância é da católica.
            O bairro possui comércio variado: alimentício, vestuário e outros. Possui também pequenas empresas: ferragens, materiais de construção, gráfica, fábrica de bordados, embalagens plásticas, oficinas de carro, padaria, construtoras, transportadora, etc.

            É uma comunidade tranqüila e existe boa integração entre seus moradores, porém, seria necessário mais empenho na luta por melhorias no bairro como: por exemplo, a abertura de uma creche, para que as mulheres possam trabalhar fora e ter onde deixar seus filhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by Reginaldo Souza | Reginaldo Souza Professor de Tecnologia Educacional | Transformando tecnologia em conhecimento | Site Educacional | Contato